News

Portugal Growth Capital Initiative II (PGCi II)

2020.01.02

Portugal Growth Capital Initiative II (PGCi II)

A PMCM Advogados está atenta ao facto do Ministério da Economia e da Transição Digital Português, ter apresentado o programa Portugal Growth Capital Initiative II (PGCi II) que é um programa de financiamento que tem o comprometimento da Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD) e o Fundo Europeu de Investimento (FEI) no valor de 100 milhões de euros, tornando-se assim o maior programa de private equity e growth capital em Portugal até aos dias de hoje, estando focado no financiamento de PMEs Portuguesas já estabelecidas no mercado, saudáveis e com perspetivas de crescimento. Sendo o IFD (Instituição Financeira de Desenvolvimento) uma instituição de fomento nacional portuguesa; e o Fundo Europeu de Investimento (FEI) o resultado de uma parceria público-privada entre o BEI, a Comissão Europeia e várias entidades públicas e privadas, incluindo o banco português BPI, têm como tarefa central apoiar as PMEs Europeias, ajudando-as a ter acesso a financiamento através de fundos de capital de risco, garantias e microcrédito promovendo o apoio à inovação, empreendedorismo, crescimento e emprego.

Com efeito, o PGCi II, que vem dar continuidade ao Portugal Venture Capital Initiative (PVCi), pretende mobilizar fundos para financiar PMEs portuguesas, apoiando-as nos seus processos de modernização, crescimento e internacionalização, pretendendo levantar mais 50 milhões de euros de investidores institucionais privados, tais como fundos de pensões, seguradoras e fundações.

O FEI e a IFD são os investidores âncora do PGCi II assegurando os primeiros 100 milhões de euros, mas o objetivo é chegar aos 150 milhões com a ajuda de investidores privados.

O PGCi II terá um período de investimento de 4 anos, durante os quais o FEI, irá selecionar 6 a 7 fundos de growth capital e private equity geridos a partir de Portugal. Por sua vez, estes fundos terão até 2029 para investir em 60 a 80 PMEs Portuguesas com elevado potencial de internacionalização, tornando-as mais competitivas, mas também ajudando-as a resolver desafios de gestão com os quais eventualmente se deparem.

Please note, your browser is out of date.
For a good browsing experience we recommend using the latest version of Chrome, Firefox, Safari, Opera or Internet Explorer.